Cuidados no manuseio dos selos mecânicos

Os selos mecânicos são excelentes para aplicações que demandam vedação com alto desempenho e, por essa tecnologia, carecem de alguns cuidados em seu manuseio, além de mão de obra qualificada.

De modo geral, é importante se atentar às recomendações de segurança do fabricante, visando a prevenção de acidentes. Outro ponto de grande importância a ser observado diz respeito a aplicações dos selos em circunstâncias que envolvam substâncias consideradas perigosas.

Para realizar qualquer tipo trabalho nos selos mecânicos é preciso certificar-se que o equipamento está parado, na temperatura ambiente e despressurizado. Alguns cuidados devem ser tomados para evitar ações que possam danificar a selagem, causando a perda da garantia.

Vale lembrar que a limpeza é um fator importante nas etapas de montagem dos selos mecânicos. Em geral, o selo mecânico não deve trabalhar a seco, a menos que tenha sido desenvolvido para este tipo de trabalho. O ato de umedecer as superfícies por onde os anéis “O” irão deslizar, com álcool, água ou graxa de silicone, facilita o processo de montagem.

Estes são alguns dos cuidados a serem considerados no manuseio dos selos mecânicos. Selos mecânicos bem dimensionados e instalados corretamente sofrem menor desgaste, aumentando sua vida útil.

A Macea oferece uma completa linha de selos mecânicos para as mais diversas aplicações. Entre em contato conosco e conheça mais.

voltar

Compartilhe esse conteúdo