A escolha do Selo Mecânico

O avanço da indústria e o desenvolvimento de novas tecnologias trazem consigo a demanda por insumos e produtos diferenciados. Os selos mecânicos são fruto desses avanços. A expansão da tecnologia utilizada em nossos processos industriais demanda por sistemas de retenção resistentes ao contato contínuo com produtos químicos, grandes variações de temperatura e alta pressão. No entanto, apesar de todas as suas vantagens, a escolha do selo mecânico adequado ao sistema envolve vários fatores, para garantir uma vedação perfeita.

O processo de escolha do selo mecânico deve envolver o fabricante do selo, projetistas e usuários. Esta decisão conjunta favorece a determinação do melhor produto, adequando as necessidades observadas em sua aplicação juntamente com todos os outros fatores envolvidos, desde as substâncias de contato até o ambiente de trabalho.

Como existem diferenças de projeto, na padronização de materiais, nas peças, nos custos e necessidades da empresa, a decisão final acaba sofrendo influência por preferências pessoais dos envolvidos e também das experiências vividas pelo cliente em cada aplicação.

O processo de escolha, no entanto, deve seguir alguns requisitos básicos, como o projeto do equipamento que necessitará da vedação; a temperatura e a pressão da caixa de selagem; as características fisico-químicas do produto, dentre outros.

A decisão por um selo mecânico específico, como já vimo, envolve muitos fatores, que serão determinantes na vida útil do produto, do maquinário onde ele se aplica além da produtividade de toda a linha. Por isso, é de extrema importância a escolha de empresas com credibilidade no desenvolvimento de selos mecânicos. A escolha por preço pode sair muito cara em função de vazamentos e paradas técnicas indesejadas.

A Macea Cerâmica Técnica é especialista no desenvolvimento de selos mecânicos. Entre em contato conosco e saiba mais.

voltar

Compartilhe esse conteúdo