Usinagem: o grande desafio da cerâmica avançada

As cerâmicas avançadas surpreendem o mercado com cada avanço no desenvolvimento de tecnologias que ampliam suas aplicações. No entanto, suas características mais marcantes são ambíguas em sua aplicação prática, oferecendo novos dilemas para pesquisadores e cientistas, na busca pela viabilidade de sua utilização em escala de produção, em novas áreas e aplicações.

Por um lado, a dureza obtida em uma peça confeccionada em cerâmica avançada impressiona e amplia suas possibilidades de aplicação. Setores como a indústria automobilística sonham com motores fabricados em cerâmica – leves, com menor necessidade de resfriamento, mais resistentes.

De outro lado, essa mesma dureza representa uma barreira limitadora: como usinar materiais com tão alto índice de dureza. Essa ambiguidade apresentada pela cerâmica avançada tem sido alvo de muita pesquisa e trabalho por parte de pesquisadores e empresários.

A injeção de cerâmica tem obtido excelentes resultados na conformação de peças, garantindo padronização de todas as unidades fabricadas sem a necessidade de posterior processo de usinagem. A Macea atua no desenvolvimento de soluções em cerâmica avançada há décadas e tem conseguido excelentes resultados na utilização dessa tecnologia.

Com um centro de pesquisas e fabricação localizado em São Paulo, e parceiros de desenvolvimento espalhados ao redor do mundo, a Macea tem se destacado como referência nacional na produção de componentes em cerâmica avançada, sempre na vanguarda da tecnologia mundial disponível.

Entre em contato conosco e conheça mais da Macea cerâmica técnica.

voltar

Compartilhe esse conteúdo