Selo mecânico: o que é?

Os selos mecânicos são normalmente utilizados em equipamentos rotativos, como misturadores, bombas, compressores, etc, sendo aplicados nas mais variadas indústrias, siderúrgicas, metalúrgicas, químicas, alimentícias, óleo e gás, têxteis, dentre outras.

O selo mecânico tem a função de promover a selagem entre o ambiente interno e externo do equipamento, levando em conta o eixo rotativo que atravessa esses dois ambientes. Os selos mecânicos possuem inúmeras vantagens em relação às gaxetas e são indicados nos casos onde as gaxetas não se aplicam, como em situações envolvendo altas temperaturas, pressão e velocidade.

O selo mecânico envolve o eixo, permitindo sua livre rotação, mas impedindo que o fluído interno vaze para o ambiente exterior. Normalmente o selo mecânico é instalado dentro da caixa da bomba, na chamada caixa de selagem, mas existem situações onde se faz necessária a instalação de uma extensão da caixa de selagem para sua instalação, em função da falta de espaço para sua instalação.

Um selo mecânico é composto de uma face rotativa e uma face estacionária, além de suas vedações. Os selos mecânicos se dividem em alguns diferentes tipos, simples, duplo e cartucho.

O selo mecânico simples é o mais encontrado e tem como uma de suas características, seu preço mais acessível. Quando as taxas de emissões do selo mecânico simples não são adequadas, os selos duplos são utilizados, geralmente naquelas aplicações que trabalham com líquidos tóxicos ou abrasivos, onde a estrutura do selo simples precisaria de metalurgia de alto custo para resistir as intempéries. O selo cartucho, é pré-montado de fábrica, possuindo componentes em um único conjunto sobre a luva. Ele é produzida de forma a não necessitar de ajustes internamente, o que evita erros de montagem na bomba e proporciona ganho de tempo com manutenções.

voltar

Compartilhe esse conteúdo