Produção de Cerâmicas de materiais não Óxidos

A produção de cerâmicas de materiais não-óxidos é geralmente um processo de três etapas envolvendo: primeiro a preparação de pós iniciais, em segundo lugar a mistura destes materiais para criar os compostos desejados e em terceiro lugar a formação e sinterização do componente final. A formação de materiais de partida e de queima para este grupo requerem condições cuidadosamente controladas do forno para garantir a ausência de oxigênio durante o aquecimento, uma vez que esses materiais oxidam imediatamente durante a queima. Este grupo de materiais geralmente requer temperaturas bastante altas para efetuar a sinterização. De modo semelhante às cerâmicas de óxido, purezas cuidadosamente controladas e características cristalinas são necessárias para alcançar as propriedades cerâmicas finais desejadas.

Cada tipo de cerâmica tem sua própria exigência especial em relação ao processo de queima, condição ambiental e temperatura. Se estas condições não forem cumpridas, a qualidade do produto final e mesmo a formação dos compostos e densidades finais não serão alcançados.

A Macea tem atuado no desenvolvimento do mercado de cerâmica avançada no Brasil, com pesquisas baseadas no que existe de mais avançado no setor em todo o mundo. Atualmente a Macea atua com uma completa linha de produtos em cerâmica, dentre produtos para a indústria têxtil, esferas cerâmicas, isoladores cerâmicos, filtros cerâmicos, rolamentos cerâmicos, fornos refratários, dentre outros, além do desenvolvimento de soluções customizadas para clientes de variados segmentos e aplicações.

Entre em contato conosco e conheça mais sobre todas as aplicações da Macea.

voltar

Compartilhe esse conteúdo