Parafusos feitos em cerâmica avançada

As aplicações da cerâmica avançada crescem com a mesma velocidade com que novas tecnologias são desenvolvidas. As características únicas da cerâmica industrial, como sua capacidade de suportar altas temperaturas, além da resistência a grande parte dos corrosivos químicos, a colocam como material incomparável para diversas aplicações, abrindo possibilidades de aplicação em vários setores.

Uma de suas grandes aplicações ocorre em substituição à utilização do metal, como em um experimento com parafusos de cerâmica. De acordo com um sistema desenvolvido pelos alemães, esses parafusos possuem potencial para superar os parafusos de aço.

Uma das primeiras aplicações onde o mercado se abre é na utilização de parafusos de cerâmica avançada em implantes médicos. Já utilizadas em outras aplicações médicas, a cerâmica abre espaço para a substituição dos metais também em parafusos e pinos cirúrgicos, com menor risco de rejeição pelo paciente.

Na indústria, a grande vantagem da cerâmica industrial é sua capacidade de trabalhar em temperaturas que superam os 1.500 graus Celsius enquanto seus análogos, feitos de metal, tem sua rigidez comprometida a partir de 500 graus Celsius.

Um exemplo de aplicação quase completa de peças de cerâmica são os fornos industriais, exatamente por causa das altas temperaturas envolvidas. A aplicação de parafusos de cerâmica industrial representaria relevante avanço tecnológico solucionando um ponto fraco do sistema.

Com larga experiência na produção e desenvolvimento de soluções para a indústria de diversos segmentos, a Macea oferece o que existe de mais moderno em cerâmica Industrial. Entre em contato conosco e conheça mais sobre nosso trabalho.

voltar

Compartilhe esse conteúdo