O que são cerâmicas funcionais

A cerâmica avançada tem crescido muito com base no desenvolvimento tecnológico, que permite que cada vez mais as características das cerâmicas sejam aproveitadas para um leque cada vez maior de aplicações industriais, em substituição a matérias primas e métodos tradicionais, aumentando consideravelmente a eficiência das aplicações. 

O estudo das cerâmicas avançadas leva em conta sua finalidade e a matéria prima de sua constituição, gerando classificações diferentes para cada uma delas. Dentre essas classificações encontramos as chamadas cerâmicas funcionais.

As cerâmicas funcionais são assim classificadas por apresentarem, algumas características e comportamentos diferenciados, bem específicos, tais como:

- Capacidade de condução ou isolamento elétrico, sendo assim chamados de supercondutores.

- Propriedades químicas ou biológicas específicas, além de propriedades ópticas.

- Propriedades magnéticas, como por exemplo os imãs duros ou macios. Nessa área a indústria conta com grandes possibilidades no avanço tecnológico em gravação magnética.

O desenvolvimento das cerâmicas funcionais ocorre com mbase em pós sintéticos, resultantes de materiais naturais, ao contrário das cerâmicas de silicatos.

Os avanços nas aplicações da cerâmica em novas aplicações industriais estão diretamente ligados ao desenvolvimento de novos materiais, sempre na busca pela utilização prática das características oferecidas pela cerâmica. A Macea conta com diversos casos de sucesso na implementação de soluções em cerâmica para empresas dos mais variados segmentos, com maior eficiência e economia em todo o processo. Entre em contato conosco e conheça mais.

voltar

Compartilhe esse conteúdo