Como as falhas do selo mecânico do eixo são a causa número um do tempo de inatividade da bomba, a escolha correta de um selo mecânico é parte essencial de um projeto.
Anos atrás, a maioria dos eixos da bomba era vedada com anéis de gaxeta macia, comprimidos por uma sobreposta de vedação, mas esse tipo de vedação do eixo exigia uma boa quantidade de vazamento apenas para lubrificar a gaxeta e mantê-la fria. Em seguida, surgiu o desenvolvimento do “selo mecânico”, que realiza o trabalho de conter o vazamento do produto ao redor do eixo da bomba com duas superfícies bem planas (uma estacionária e outra giratória).
Embora essas faces do selo mecânico também exijam algum (muito pequeno) vazamento através das faces, para formar um filme hidrodinâmico, esse vazamento normalmente evapora e não é perceptível. A maioria dos eixos de bombas hoje é vedada por meio de selos mecânicos. No entanto, devido aos componentes delicados usados neste novo método de vedação, as falhas do selo mecânico são a maior causa do tempo de inatividade da bomba.
Os selos mecânicos são dispositivos de controle de vazamento, encontrados em equipamentos rotativos, como bombas e misturadores, para evitar que o vazamento de líquidos e gases escape para o meio ambiente.
Um selo mecânico consiste em 2 componentes principais. Um componente é estacionário e o outro gira contra ele para obter uma vedação. Existem muitos tipos de vedação mecânica, desde designs simples de mola única até tipos de vedação de cartucho consideravelmente mais complexos.
O projeto, a disposição e os materiais de construção são essencialmente determinados pela pressão, temperatura, velocidade de rotação e produto sendo vedado (o meio do produto).
O tipo de selo e a disposição selecionados devem atender aos desejados, como confiabilidade, custos de ciclo de vida e padrões de emissão para a aplicação da bomba.
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