Limpeza eficientemente de águas residuais

A água é vital - portanto, as águas residuais devem ser limpas da maneira mais eficiente possível. Membranas de cerâmica tornam isso possível. Pesquisas conseguiram reduzir significativamente os limites de separação dessas membranas e filtrar de forma confiável as moléculas orgânicas dissolvidas com uma massa molar de apenas 200Da. Mesmo a água de esgoto industrial pode ser limpa com eficiência.

Na indústria, a água é essencial: em muitos processos de produção, serve como solvente, detergente, para esfriar ou transferir calor. À medida que mais e mais água é consumida, as águas residuais precisam ser tratadas e reutilizadas. 

As membranas cerâmicas oferecem uma boa maneira de fazer isso: uma vez que são separadas mecanicamente - semelhante a um filtro de café - elas são particularmente eficientes em termos energéticos. 

No entanto, esse método chegou ao fim quando um tamanho molecular de 450Da foi atingido: moléculas menores não puderam ser separadas por membranas cerâmicas. Segundo os especialistas, até foi considerado impossível ultrapassar esse limite.

O desafio era, portanto, produzir poros tão pequenos quanto possível, com todos eles tendo mais ou menos o mesmo tamanho. Os resultados foram alcançados refinando a tecnologia sol-gel. O sistema purifica com sucesso as águas residuais desde 2016, que é usado para a extração de óleo da areia de óleo. 

As inovadoras membranas cerâmicas também oferecem vantagens nos processos de produção industrial: elas podem ser usadas para purificar correntes parciais diretamente no processo, bem como orientar a água limpa no ciclo, o que economiza água e energia. 

A Macea conta com oferece o que existe de mais moderno em equipamentos e expertise em cerâmica avançada. Fale conosco.

voltar

Compartilhe esse conteúdo