Filtros cerâmicos

Substratos e filtros são componentes-chave do sistema de controle de emissões, que fica no compartimento do motor e embaixo de caminhões e carros, conectando o motor ao tubo de escape. Quando um motor queima combustível, diesel ou gasolina, seu escapamento carrega subprodutos nocivos, como hidrocarbonetos, óxidos de nitrogênio, monóxido de carbono e particulados. 

O mesmo ocorre em ambientes industriais, onde alguns processos são responsáveis pela liberação de gases tóxicos. A utilização de filtros cerâmicos se baseia em substratos para neutralizar poluentes gasosos e filtros para remover poluentes particulados. 

Os filtros e substratos são criados a partir de materiais de alta temperatura e baixa expansão, que podem suportar temperaturas abrasadoras e mudanças rápidas de temperatura. Eles são feitos usando um processo de extrusão para criar milhares de canais paralelos com paredes porosas, que eventualmente ancoram catalisadores. Os corpos extrudados são queimados em altas temperaturas e depois cortados no tamanho final.  

A Macea Ceramica possui uma linha de filtros cerâmicos produzidos em alumina, zircônia, nitreto de silício e carbeto de silicio são sinterizados em altas temperaturas e tem a função de eliminar impurezas, resíduos e inclusões das ligas metálicas durante o processo de fundição, propiciando um fluxo rápido e constante.

Apresentam resistência mecânica e química e suportam altas temperaturas sem perder suas características mecânicas.

São produzidos por prensagem por meio de espumas do tipo celular para fundição de alumínio, aço, aço inox e ferro.

voltar

Compartilhe esse conteúdo