Ferramentas cerâmicas biocompatíveis

O uso de ferramentas de corte em cerâmica garante, com a individualização dos implantes, que nenhum vestígio de materiais metálicos chegue ao corpo. Existem cerâmicas biocompatíveis de alto desempenho para essas aplicações.

Isso pode ser usado para fazer ferramentas de corte para ressecção de material ósseo. Hoje, implantes como soquetes da articulação do quadril são feitos de materiais biocompatíveis e altamente compatíveis, como o polietileno altamente reticulado. Para que eles se encaixem com precisão e funcionem de maneira confiável e durável, esses soquetes são ajustados individualmente. 

Os produtos médicos geralmente são usinados com ferramentas de metal duro. Às vezes, a abrasão metálica resultante pode permanecer no implante e entrar no corpo humano. Esse dilema pode ser facilmente evitado - com ferramentas de usinagem feitas de cerâmica de alto desempenho biocompatível. O material é baseado em uma matriz de alumina, partículas de dióxido de zircônio incorporadas, afetando maior resistência mecânica e tenacidade à fratura. 

Durante a sinterização, são produzidas plaquetas hexagonais de óxido de alumínio e lantânio, o que aumenta adicionalmente a resistência. O óxido de praseodímio como agente de ligação aumenta a resistência do material. A cerâmica de alto desempenho resultante é não apenas biocompatível, mas também bioinerte, isto é, a interação química ou biológica entre o material cerâmico e o tecido do corpo é excluída. 

As ferramentas de corte feitas com essas cerâmicas biocompatíveis são adequadas não apenas para ajustar a geometria dos implantes feitos de plásticos biocompatíveis, mas também para uso em intervenções ortopédicas, por exemplo, como bisturi e serras na ressecção de material ósseo. Para a perfuração de ossos, foram desenvolvidas brocas triangulares especiais que não cortam o material, apenas o deslocam e compactam. Eles são adequados para uso em aplicações dentárias para fixar implantes dentários no osso da mandíbula - com segurança e completamente sem metais.

A Macea contribui ativamente com o desenvolvimento da indústria da cerâmica técnica no Brasil. Entre em contato conosco e conheça nossas soluções.

voltar

Compartilhe esse conteúdo