Cerâmicas supercondutoras

A cerâmica avançada tem contribuído imensamente para diversos setores da indústria. A manipulação dos materiais cerâmicos tem aumentando a produtividade de diversas aplicações, além de proporcionar o desenvolvimento de produtos já amplamente confeccionados em materiais mais tradicionais, com as vantagens dos materiais cerâmicos. Um desses produtos em desenvolvimento é o condutor elétrico.

A expectativa dos pesquisadores é de que em pouco tempo os condutores em cerâmica possam se tornar supercondutores, capazes de transportarem energia elétrica sem nenhuma perda. Uma das grandes barreiras na transmissão de energia se encontra na perda natural que ocorre nos sistemas de transmissão, em função de alguns fatores, como temperatura, resistência elétrica dos condutores, etc. 

Estima-se que 20% de toda energia gerada por uma usina hidrelétrica seja perdida no transporte até os grandes centros, perda essa que seria eliminada com a utilização das cerâmicas supercondutoras. Mesmo as bobinas existentes nessas usinas, feitas em cobre, nas versões em cerâmica teriam um aproveitamento que permitiria sua redução a até 10% de seu tamanho atual.

Setores como o transporte podem ser amplamente beneficiados através do aproveitamento do potencial eletromagnético de um sistema confeccionado em cerâmicas condutoras. Trens de alta velocidade, esteiras de transporte, dentre outros sistemas poderão operar com uma eficiência nunca antes vista, e com custos de operação extremamente reduzidos.

A Macea vem contribuindo há décadas com o avanço da indústria nacional através do desenvolvimento de soluções em cerâmicas avançadas. Entre em contato conosco e conheça mais.

voltar

Compartilhe esse conteúdo