O segmento automotivo é uma das forças motrizes de qualquer economia avançada, não apenas pelos valores envolvidos nas vendas de automóveis, mas pela longa cadeia produtiva que se beneficia e participa desse mercado. Desse modo, os avanços tecnológicos e desenvolvimentos que beneficiem a produtividade são alvo constante de pesquisas e investimentos.
Vários fatores incidem sobre esse impulso por melhorias, como a busca por materiais mais leves e resistentes, diminuição no impacto ambiental, redução de custos e melhor rendimento. Essa busca tem impactado de forma marcante o mercado automobilístico, desde a concepção de seus produtos até o direcionamento de seus consumidores.
Essas mudanças invariavelmente implicam na aplicação de novos materiais, na substituição de matérias primas tradicionalmente utilizadas desde os primórdios da indústria por novos materiais, além de novos processos produtivos.
A aplicação itens desenvolvidos em cerâmica está bem aquém do que poderíamos prever há alguns anos. Com sua utilização sendo feita desde a década de 20 nas velas de ignição e rotores, nada muito além disso tem sido feito, quando comparados com os enormes avanços de outros segmentos da indústria na utilização da cerâmica como matéria prima.
No próximo artigo iremos abordar experiências de sucesso realizadas por algumas montadoras, que tendem a abrir as portas para a aplicação de soluções em cerâmica em maior escala na indústria automobilística.
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