Cerâmica Avançada: o que é usinagem a verde?

A cerâmica avançada é uma das grandes promessas tecnológicas para o futuro da indústria. Já presente em diversas aplicações, suas características físicas colocam a cerâmica como substituta ideal de diversos materiais em diversas aplicações, como sua utilização em motores de veículos, por exemplo.

Um dos grandes desafios consiste na dificuldade em se proceder a conformação final dessas peças, tendo em vista que, sua dureza, justamente uma de suas grandes vantagens, dificulta muito os processos de usinagem, posterior à sua moldagem.

Os procedimentos denominados usinagem a verde de cerâmica são assim chamados por ocorrerem após a compactação inicial do corpo cerâmico, antes do processo final de sinterização. A usinagem a verde é uma excelente solução para se contornar o alto grau de dureza de materiais cerâmicos sinterizados.

Nesse processo, corpos cerâmicos ainda não sinterizados, é utilizado um fio diamantado, controlado por maquinário de precisão, executa cortes de geometria complexa, conformando a peça às dimensões desejadas e minimizando a necessidade de ajustes posteriores a sinterização.

A Macea atua com o que existe de mais moderno em tecnologia de cerâmica avançada no mundo. Com um centro próprio de produção e desenvolvimento, atua na fabricação de componentes utilizados em diversos segmentos da indústria, além de atuar junto aos departamentos de engenharia no desenvolvimento de soluções em cerâmica.

Fale com a Macea e conheça mais sobre nossos serviços.

voltar

Compartilhe esse conteúdo