Alguns tipos de materiais cerâmicos

Os vidros são um grupo familiar de cerâmicas. Recipientes, lentes e fibras de vidro são as aplicações típicas desse grupo. Duas características principais desses materiais são a sua transparência óptica e a relativa facilidade pela qual eles podem ser fabricados.

Vidrocerâmicas

A maioria dos vidros inorgânicos pode ser transformada, através de um tratamento térmico apropriado, de um material não-cristalino em um estado cristalino.  Esse processo é chamado de cristalização e o seu produto é um material policristalino com grãos finos chamado vidrocerâmica. 

Esses materiais foram projetados para possuir características como:  alta resistência mecânica, baixo coeficiente de expansão térmica, capacidade de utilização em temperaturas elevadas, etc.

Produtos à base de argila

 Os produtos à base de argila possuem dois tipos de aplicação, produtos estruturais e louças brancas.  Os produtos estruturais incluem os tijolos de construção, telhas e tubos de esgoto.  As louças brancas são as porcelanas, louças de barro, louças para mesa e objetos domésticos.

Refratários

As cerâmicas refratarias podem ser feitas com base em argila ou à base de sílica. Elas possuem capacidade de suportar temperaturas elevadas sem se fundir ou se decompor, capacidade de permanecer não reativos e inertes quando expostos a ambientes severos e habilidade de proporcionar isolamento térmico. Os tijolos são as   formas mais comuns de comercialização dos materiais refratários, mas também são utilizados em revestimento de fornos para refino de metais, fabricação de vidros, tratamentos térmicos metalúrgicos e geração de energia.  

Abrasivos

São materiais utilizados para desgastar, polir ou cortar outros materiais mais moles.  Portanto, a principal exigência para esse tipo de cerâmica é a alta dureza, alta resistência ao desgaste e alto grau de tenacidade.  Os diamantes, tanto naturais como os sintéticos, são utilizados como abrasivos, porém, com elevado custo.  Os abrasivos mais comuns incluem o carbeto de silício, o oxido de alumínio (ou coríndon) e a areia de sílica e são utilizados de várias formas como colados em rodas de esmerilhamento.

 

 

voltar

Compartilhe esse conteúdo