A grande eficiência dos filtros cerâmicos

Um filtro de cerâmica é uma solução ideal quando altas temperaturas estão envolvidas, embora eles ofereçam desafios que um filtro de mangas não oferece. Os meios cerâmicos podem atingir e exceder 1000˚C, mas deve-se levar em consideração os materiais de construção do filtro e o impacto da temperatura. 

Inox 316 e Inox 310 são opções que não oferecem problemas de fabricação, mas apresentam custos mais elevados quando comparados com o aço-carbono. 

Um filtro de cerâmica usando velas nessas temperaturas requer mudanças de projeto específicas para levar em conta a expansão, transferência de calor para o sistema de controle de pulso e qualquer escada adjacente, escada CAT, suporte de duto em balanço ou outra conexão metálica. 

Os designs de filtro usam um material de quebra de calor à base de cerâmica para interromper a transferência de calor. Nessas altas temperaturas, opções como limpeza off-line exigem válvulas com mancais de estabilizador montados externamente e tolerâncias adequadas para a faixa de temperatura. 

Os ventiladores ID, dutos, dispositivos de monitoramento de pressão diferencial, controle de pulso, parafusos e válvulas rotativas, isolamento e revestimento nesses sistemas devem ser projetados para acomodar as temperaturas elevadas.

Os elementos cerâmicos podem ser fornecidos em diferentes tamanhos para se adequar ao volume de gás e à aplicação. Os filtros podem ser feitos sob medida para atender necessidades exatas, de modo que se adaptem perfeitamente à cada aplicação.

Fale com a Macea e conheça nossas soluções em cerâmica avançada.

voltar

Compartilhe esse conteúdo