A cerâmica na tecnologia de processamento de alimentos

A cadeia de processos na produção de alimentos começa com matérias-primas naturais, sujeitas a etapas específicas do processo, como separação e mistura, processos térmicos, biológicos e químicos e, finalmente, a embalagem em materiais de armazenamento dependentes da vida útil antes de chegar ao consumidor. 

Há várias décadas, materiais cerâmicos de alta qualidade têm sido utilizados em componentes confiáveis ​​e de longa vida útil, com aplicações abrangentes, como, por exemplo, separação de materiais por meio de micro e ultrafiltração, enchimento de alimentos sólidos, em pasta e líquidos, até monitoramento da atmosfera para embalagens de filmes e rotulagem de recipientes para alimentos.

Os requisitos típicos para as propriedades dos materiais cerâmicos, dependendo da aplicação específica, são:

Alta precisão geométrica

Força mecânica

Estabilidade da borda

Resistência ao desgaste

Esterilizável a vapor sobreaquecido

Resistência ao choque térmico

Força compressiva

Não magnetizabilidade

Limpeza fácil após a troca do produto

Os perfis de requisitos específicos são geralmente combinações de várias das propriedades mencionadas acima. Materiais de alta pureza com base em óxido e não óxido, às vezes até desenvolvidos para aplicações específicas, podem facilmente atender a esses requisitos.

A Macea contribui ativamente com o desenvolvimento da indústria da cerâmica técnica no Brasil. Entre em contato conosco e conheça nossas soluções.

voltar

Compartilhe esse conteúdo

Notícias relacionadas