Você Conhece a Zircônia Magnésia?

A cerâmica técnica está presente em nossas vidas nos mais variados segmentos. Desde microcomponentes existentes em seus aparelhos eletrônicos até restaurações dentárias, podemos encontrar aplicações da cerâmica industrial em nosso dia a dia. Mas para que essas soluções se convertam em soluções práticas, algumas matérias primas são essenciais. A zircônia de magnésia é uma delas.

De cor amarela e inerte à absorção de água, o Dióxido de Zircônio ou Zircônia, é obtido através de processos químicos e eletro fusão de produtos naturais a partir de Silicato de Zircônia e Baddeleyte. O Óxido de Zircônio puro não possui a capacidade de aplicação como produto cerâmico, em função de sua limitação térmica de 1000ºC. No entanto, utiliza-se a adição de Oxido de Magnésio (MgO) como estabilizante, conferindo-lhe características fantásticas.

A Zircônia Magnésia(ZrO2 Mg-PSZ) é um material com excelente resistência ao desgaste, baixo coeficiente de fricção, excelente resistência ao choque térmico, baixo coeficiente de expansão e baixa condutibilidade térmica. Os produtos podem ser feitos por prensagem a seco, prensagem isostática, prensagem a quente e por injeção.

Esse material é amplamente utilizado na fabricação de guia fios e acessórios nos processos Têxteis em situações com choques mecânicos, Produtos auxiliares para Indústria de Solda, Guias para a Indústria de Cabos, Cones de Trefila na Indústria de Cabos, Pinos Centralizadores para Solda e as famosas Facas cerâmicas, além de outras ferramentas de corte.

A Macea oferece uma ampla linha de produtos desenvolvidos em cerâmica técnica, além de um fantástico centro de desenvolvimento de soluções customizadas. Entre em contato conosco e saiba mais. 

voltar

Compartilhe esse conteúdo