Vedação principal e secundária dos selos mecânicos

A vedação realizada pelos selos mecânicos pode ser definida como um processo que impede a passagem de líquidos, sólidos e gases, de forma dinâmica ou estática. O selo mecânico é uma das opções que o mercado oferece para vedação em casos específicos, pois são resistentes a altas pressões, podendo ser usados em contato com produtos químicos e em temperaturas adversas, além de serem resistentes ao desgaste.

O selo mecânico faz uso de princípios hidráulicos para atuar na vedação de fluidos, sendo considerado um vedador de pressão. O processo de vedação exercido pelos selos mecânicos é realizado em duas ocasiões, sendo a vedação principal e a vedação secundária.

A vedação principal dos selos mecânicos é realizada no plano vertical ao eixo devido ao contato deslizante que acontece entre as faces de duas peças que são bastante polidas, conhecidas como anel de selagem e sede. O anel de selagem é fixo no eixo e gira com ele, enquanto a sede é estacionária e fica em uma parte sobreposta. A vedação secundária dos selos mecânicos é feita com o uso de vários anéis que tenham perfis diferentes, como o anel o’ring, junta, anel “V”, fole, cunha, entre outros.

Os selos mecânicos oferecem qualidade para vedações em aplicações críticas, com alto desempenho no combate ao vazamento de gases e fluidos. Para mais informações, entre em contato com a Macea Cerâmica Técnica, e conheça nossa ampla linha de produtos.

voltar

Compartilhe esse conteúdo