Variedade de Selos Mecânicos

Hoje vamos falar de um tipo bem específico de selo mecânico: os chamados selos duplos. Esses selos mecânicos são utilizados em função de necessidades específicas de um projeto, onde as taxas de emissão envolvidas não se adequam aos selos comuns. Os selos duplos podem ser classificados como pressurizados, não pressurizados e os selos com barreira de gás.

O selo mecânico duplo do tipo pressurizado funciona da seguinte forma: Dentro da caixa de vedação, entre os selos primário e secundário, existe um líquido que funciona como uma barreira, com uma pressão que seja superior a existente no produto a ser vedado.

No caso do selo mecânico duplo não pressurizado, a aplicação envolve o selo primário, que normalmente trabalha como o selo simples, executando o trabalho de vedação. Dentro da caixa de vedação há um fluido barreira entre os selos primário e o secundário. Caso haja falha no selo primário, o selo secundário realiza a função de vedação até que o selo seja reparado.

Na aplicação com o selo duplo barreira de gás, ao invés do líquido é utilizado um gás inerte, tendo a performance tão boa como a do convencional selo duplo não pressurizado, abrindo ainda a possibilidade de eliminar alguns sistemas de monitoramento.

Os selos duplos são utilizados, geralmente em aplicações que envolvam líquidos tóxicos ou abrasivos. Na Macea Cerâmica Técnica você encontra selos mecânicos para todas as necessidades de sua empresa. Entre em contato para mais informações.

voltar

Compartilhe esse conteúdo