Tecnologia de vedação com selos mecânicos

A vedação em alguns sistemas e componentes é um dos grande desafios da engenharia. Presente nos mais variados segmentos industriais, os selos mecânicos se apresentam como uma excelente solução para a vedação de fluídos. Indústrias alimentícias, siderúrgicas, indústria nuclear e químicas, são apenas alguns exemplos de aplicações industriais que fazem uso dos selos mecânicos.

 A vedação é um processo básico que visa impedir que líquidos, gases e até mesmo pequenas partes sólidas, sejam transportadas de um meio para o outro. Os flanges e anéis em selos mecânicos são exemplos de aplicação para vedação.

O crescimento industrial, aliado aos avanços tecnológicos, criaram uma alta demanda por produtos cada vez mais resistentes, envolvidos em aplicações que envolvam grandes variações de temperatura e resistência à desgaste e corrosão.

Os selos mecânicos são compostos, basicamente, por três partes: Um conjunto de faces de vedação: sendo uma rotativa (anel de vedação) e a outra estacionária (sede); Um conjunto de vedações secundárias, como anéis (O – rings), anéis em formato “v” em P.T.F.E, anéis em cunha em P.T.F.E, foles elastoméricos ou anéis de grafite; e finalmente a estrutura do selo mecânico como sobreposta (ou flange), luva do eixo, molas, colar,  pinos, anéis de compressão e parafusos.

São vários os tipos de selos mecânicos, aplicados de acordo com a necessidade de cada projeto. A escolha do melhor selo é feita analisando todas as necessidades envolvidas, desde o fabricante até o usuário final.

A Macea oferece uma completa linha de selos mecânicos, desenvolvendo soluções sob demanda para cada cliente. Entre em contato e saiba mais.

voltar

Compartilhe esse conteúdo