Substituição de gaxetas por selos mecânicos em bombas centrífugas

Um estudo técnico feito por um mestrando em Engenharia Mecânica na Universidade de Taubaté, discorreu sobre a substituição de gaxetas por selos mecânicos em bombas centrífugas. O trabalho, que foi entregue em 2009, concluiu que o investimento feito nesta substituição é amortizado a partir do 4° ano de operação com os selos mecânicos.

Desenvolvido a partir de um estudo de identificação e quantificação de vazamentos advindos de vedações das bombas centrífugas, na Estação Elevatória de água Tratada de Itaquera, em São Paulo, o estudo mostrou que os selos mecânicos proporcionam economia com energia elétrica e redução de vazamentos.

Ainda segundo o trabalho, há vantagens da aplicação dos selos mecânicos em relação às gaxetas, pois os selos impedem vazamentos e ainda permitem o trabalho em grandes velocidades, além de pressões e temperaturas elevadas, com boa resistência ao desgaste nestas condições, permitindo também a vedação de produtos inflamáveis e tóxicos.
O trabalho apresentado foi intitulado de “Estudo técnico-econômico da substituição de gaxetas por selos mecânicos em bombas centrífugas” e está disponível no site unitau.br

A Macea Cerâmica oferece uma linha completa de Selos Mecânicos e demais componentes necessários ao sistema. Entre em contato conosco para mais informações.

voltar

Compartilhe esse conteúdo