Sintetização de novo material para Cerâmica Técnica

Uma nova substância sintetizada para aplicações em cerâmica técnica contraria tudo que por muitos anos foi estabelecido pela ciência, estabelecendo um novo recorde de área superficial. O novo material apresenta uma superfície de 800 metros quadrados por grama, a maior já apurada para um carbonato.

O carbonato de magnésio, material em questão, tem a característica de absorção natural da água, já o colocando como candidato natural em aplicações industriais, tendo utilidade em situações que demandem o controle da umidade ou na produção de fármacos. Essa característica também o coloca como candidato na sua utilização em recolhimento de resíduos tóxicos, produtos químicos ou derramamentos de óleo, para controle de odores e saneamento pós-incêndios.

Essa nova descoberta da cerâmica técnica foi sintetizada por pesquisadores da Universidade de Uppsala, na Suécia, e o material foi batizado de upsalita.

"Ao contrário do que se defende há mais de 100 anos na literatura científica, verificamos que o carbonato de magnésio amorfo pode ser fabricado em um processo muito simples, a baixa temperatura," disse Johan Forsgren, co-autor do estudo.

Algumas formas de carbonato de magnésio, com ou sem água na estrutura, são extremamente abundantes na natureza, no entanto, as formas livres de água e desordenadas têm-se mostrado extremamente difíceis de serem sintetizadas, até esse momento.

A Macea atua no desenvolvimento de soluções em cerâmica técnica para as mais variadas aplicações. Entre em contato conosco e saiba mais.

voltar

Compartilhe esse conteúdo