Selos mecânicos: segurança sob medida

Os selos mecânicos estão dentre os componentes mais encontrados na indústria, em praticamente todos os segmentos. Esses itens têm por objetivo básico a vedação, promovendo a selagem de máquinas e a contenção de fluídos sob pressão ou temperaturas elevadas. Este tipo de vedação é aplicado nos mais diversos equipamentos, como compressores, bombas centrífugas, ventiladores industriais e misturadores.

Para a garantia de um perfeito funcionamento se faz necessário um planejamento que se inicia com a definição dos objetivos do maquinário e análise de todas as variáveis envolvidas no sistema. Dessa forma é possível determinar os tipos de selos mecânicos a serem aplicados em função dos materiais com os quais ele terá contato, minimizando os riscos de corrosão, análise de temperatura de trabalho e pressão às quais o selo será submetido.

Os selos mecânicos desenvolvidos em cerâmica Industrial oferecem diversas vantagens sobre os mesmos componentes desenvolvidos em metal, dentre elas, sua inércia à corrosão provocada pela água ou outras substâncias. Os selos em cerâmica são desenvolvidos utilizando substâncias como carburo de silício, carburo de tungstênio, alumina, kalrez, FEP e Elastômeros em viton.

Os selos mecânicos são formados basicamente por um conjunto rotativo que é solidário ao movimento do eixo do sistema e outro conjunto que é estacionário. Todo o conjunto (parte estacionária e parte rotativa) atua com suas respectivas vedações secundárias. Por isso, para a adequada aplicação, é essencial contar com um profissional e fabricante experiente que possa fornecer todo o suporte adequado, reduzindo ao máximo as chances de falhas na aplicação.

A Macea desenvolve selos mecânicos sob medida, atendendo suas necessidades da melhor forma possível. Entre em contato com nossa área técnica e saiba mais.

voltar

Compartilhe esse conteúdo