Os selos mecânicos são componentes que, apesar extremamente eficientes e revolucionários, possuem um funcionamento simples do ponto de vista de sua engenharia. Sua aplicação normalmente ocorre em substituição às gaxetas, amplamente utilizadas como retentoras em sistemas de retenção de fluídos em sistemas de transmissão.
No entanto, apesar da ampla vantagem na utilização de selos mecânicos, a cultura e, por vezes, falta de orientação fazem com que as empresas optem pela manutenção de práticas mas antigas pela falta de informação da economia gerada pela substituição de tecnologias.
Os selos mecânicos se mostram muito vantajosos quando comparados às gaxetas sob todos os aspectos que se possa analisar. Pra ter uma pequena ideia disso: Gaxetas e selos mecânicos funcionam com base em um “vazamento controlado”, onde o próprio fluído, ao vazar, proporciona a lubrificação necessária ao funcionamento da rotação do eixo com as faces de contato do elemento selante. No entanto, esse vazamento representa custo, de acordo com a necessidade de reposição desse fluído. Pra ter ideia dessa diferença, a relação de vazamento de uma gaxeta, comparada a um selo mecânico é de 800:1. Ou seja, uma gaxeta exige oitocentas vezes mais reposição de fluídos que um selo mecânico.
O atrito entre as superfícies também é responsável pelo consumo de energia do equipamento. A utilização de gaxetas gera um atrito, e consequente consumo de energia, na proporção de 10:1, comparada a um selo mecânico. Em tempos de economia, a utilização de selos mecânicos proporciona grandes vantagens, quando esses números são analisados do ponto de vista de escala, em uma indústria por exemplo.