Produção de materiais em Cerâmica Avançada

Uma das dificuldades na difusão da cerâmica avançada como uma tecnologia mais acessível, está na alta tecnologia envolvida, o que gera altos custos no estabelecimento de polos produtivos. Apesar nos conceitos e princípios da produção cerâmica serem conhecidos há milhares de anos, as vantagens oferecidas pela cerâmica avançada têm seu preço, refletido em maquinários, centros de pesquisa e desenvolvimento, profissionais qualificados e processos diferenciados.

No entanto, boa parte dos princípios aplicados no trabalho com a cerâmica tradicional também podem ser observados no trato com a cerâmica técnica. O processamento do material é um exemplo disso, diferenciando-se em alguns aspectos, pela homogeneidade e alta densidade encontrada na massa da cerâmica avançada.

Dentre os processos utilizados, podemos citar a Prensagem Isostática, um processo que aplica pressão uniforme em todas as direções para compactar o material e obter o pós-cerâmico. 

A Moldagem por injeção consiste basicamente em injetar o material por uma rosca simples sob alta pressão dentro de um molde. O processo conhecido por Tape Casting (Colagem em folhas) consiste no derramamento do material em uma fita rolante, onde ocorre a secagem e posterior enrolamento do material,  resultando em uma folha cerâmica. 

A Macea possui um centro de pesquisa e desenvolvimento com o que existe de mais moderno em tecnologia para pesquisa, desenvolvimento e produção de materiais em cerâmica avançada. Entre em contato conosco e saiba mais.

voltar

Compartilhe esse conteúdo