Processos de prensagem em cerâmica avançada

Os chamados processos de prensagem são utilizados para a moldagem da matéria prima no formato das peças desejadas. A prensagem em pó é utilizada para compostos argilosos e não argilosos. Em suma, uma massa contendo água ou outro tipo de aglutinante é compactada através de aplicação de pressão.

Existem três tipos de prensagem de pós:

Prensagem Uniaxial:  o pó  é compactado  em um molde metálico por meio de pressão aplicada em uma única direção. A forma da peça ocorre diretamente pela pressão aplicada e conformação ao invólucro do molde.

• Prensagem  Isostática:  o  material  pulverizado  está  contido em  um  invólucro  de  borracha e  a  pressão  é  aplicada  por  meio  de  um  fluido em todas as direções.

Nos dois casos apresentados, ao final do processo de moldagem as peças são submetidas à processos de cozimento com o intuito de aumentar a resistência mecânicas das peças.

• Prensagem a Quente:  o material pulverizado é pressionado em uma matriz quente. Nesse processo a prensagem ocorre ao mesmo tempo que o cozimento. 

A Macea atua no desenvolvimento de peças técnicas em cerâmica avançada, com a mais alta tecnologia existente no país. Entre em contato com nosso departamento técnico e conheça mais sobre o que a Macea pode fazer por sua empresa.

voltar

Compartilhe esse conteúdo