Por quê a Cerâmica Técnica ganha tanto espaço?

Desde os primórdios da indústria, tecnologias que são responsáveis por ciclos de desenvolvimento custam a serem substituídas, em função dos polos industriais já estabelecidos, processos de produção sedimentados, monopólios tecnológicos e principalmente pela cultura.

A própria idéia da energia elétrica foi rejeitada inicialmente como fonte de iluminação, fruto de toda a humanidade utilizando fogo como meio de geração de luz e calor. Os metais seguem o mesmo caminho. Por se tratar de um material tão amplamente utilizado pela indústria, sendo na verdade a grande matriz de toda a cadeia produtiva mundial, quaisquer materiais que surjam como uma opção ao metal já trazem em si um grande desafio.

Longe de buscar a substituição do metal na cadeia produtiva, a cerâmica técnica é um desses materiais. Embasada em muito estudo e desenvolvimento de tecnologias, a cerâmica tem o potencial de substituir o metal em uma infinidade de aplicações conferindo inúmeras vantagens a todo o processo, consequentemente gerando procedimentos mais eficientes.

Na maior parte dos casos essas aplicações ocorrem em nível de soluções customizadas, desenvolvidas com base em necessidades específicas de clientes, no entanto, muitas dessas aplicações já se utilizam amplamente da cerâmica técnica como geradora de componentes de linha. Exemplos disso são a indústria têxtil, eletrônica, construção civil, medicina e odontologia, dentre outras.

A Macea Trabalha há muitos anos no desenvolvimento do mercado de cerâmica industrial no Brasil e no exterior. Contamos com um moderno centro de engenharia que desenvolve soluções para os mais diversos segmento da indústria.

Entre em contato conosco e saiba mais sobre como podemos ajudar sua empresa.

voltar

Compartilhe esse conteúdo