Pontos críticos na utilização de selos mecânicos

É ponto comum em qualquer setor da indústria os benefícios e vantagens trazidos pela utilização de selos mecânicos. Independente do ambiente de sua aplicação ou do tipo do selo mecânico a ser empregado, esse item aumenta consideravelmente a segurança na vedação e consequente funcionamento do equipamento a que se emprega.

Porém, essas vantagens técnicas e a proteção ao meio ambiente proporcionadas pelos selos mecânicos tem um custo, sendo o selo mecânico o item mais frágil no conjunto do equipamento girante, fazendo dele o responsável pela grande parte das paradas técnicas dos sistemas onde se aplicam.

Isso não ocorre por sua própria “responsabilidade”, mas por ser dos itens mais sensíveis a agentes externos, como vibrações demasiadas, variações de temperaturas além das previstas, impurezas que gerem entupimentos, etc. Essas paradas técnicas estão dentre as ocorrências mais danosas a uma empresa.

Além dos custos decorrentes com a própria manutenção e substituição dos componentes, essas paradas ocasionam custos imprevistos com mão de obra ociosa, perda de produtividade e uma cadeia de ocorrências em uma linha de produção, por exemplo.

Tão importante quanto a modernização de equipamentos com a implementação de selos mecânicos está a escolha de profissionais capacitados a analisar o ambiente de aplicação do selo mecânico. Nesse momento nada substitui a experiência para uma análise de todos os fatores envolvidos em sua aplicação, minimizando riscos e aumentando as vantagens da utilização de selos mecânicos em sua empresa.

A Macea atua no desenvolvimento de soluções customizadas para clientes dos mais diversos segmentos, contando com uma completa linha de selos mecânicos. Entre em contato conosco e saiba mais.

voltar

Compartilhe esse conteúdo