Parafusos em cerâmica Avançada

Um dos grandes avanços nas cerâmicas avançadas diz respeito a sua capacidade de substituir metais em diversas aplicações. Um desses desenvolvimentos pode ser observado na fabricação de parafusos. Parafusos fabricados em cerâmica, oferecem vantagens em inúmeras aplicações, de implantes médicos à indústria.

Uma das principais vantagens na utilização de parafusos cerâmicos na indústria é sua resistência a temperaturas extremas. Enquanto um parafuso metálico perde sua resistência à partir de 500°C, seu concorrente cerâmico consegue atuar a temperaturas superiores a 1.000°C.

Um avanço imediato pode ser observado na utilização desses parafusos em fornos industriais. Um forno é composto quase que totalmente por cerâmica em seu interior, com exceção dos parafusos, o que limita sua temperatura à capacidade desse componente. Com a utilização de parafusos de cerâmica avançada, a capacidade do forno aumentaria consideravelmente de forma imediata.

Um problema, que ainda é empecilho para o avanço dessa tecnologia, consiste na natureza “quebradiça” da cerâmica. O processamento da cerâmica na forma de parafuso tende a comprometer a resistência do material.

O investimento atual está na otimização do processo de fabricação, eliminando trincas e fissuras. Isso passa pela fabricação da matéria prima, com uma perfeita ligação entre os grãos da substância e o desenvolvimento de um processo que reduza a tensão sobre o material na fabricação da rosca, seja por moldagem ou desbaste.

voltar

Compartilhe esse conteúdo