Parafusos de Cerâmica industrial mais resistentes

O setor de cerâmica industrial continua se destacando pela inovação, decorrendo em soluções eficientes nos mais diversos segmentos do mercado. Na Alemanha, uma equipe de pesquisadores conseguiu otimizar o processo de fabricação de parafusos de cerâmica industrial com resistência superior ao aço.

Apesar da alta capacidade da cerâmica industrial em suportar cargas, nos processos tradicionais, ao moldar o material à um parafuso, muito de sua resistência é perdida. A equipe do Dr. Christof Koplin, do Instituto Fraunhofer de Mecânica dos Materiais, chegou a uma forma de fabricação que processa todas as etapas de fabricação sem gerar trincas na peça. Com isso, a faixa da curva de distribuição foi reduzida, aumentando a capacidade de cargas dos parafusos de cerâmica industrial. Esse aumento proporciona uma capacidade até 35% superior quando comparados a parafusos de aço.

A única deficiência é o tamanho. A tecnologia aplicada até o momento tem se limitado a parafusos pequenos. O pesquisador acredita que esta carência poderá ser sanada na última etapa de fabricação, quando os parafusos recebem a rosca, sendo possível realizar esta etapa por desbaste ou injeção. O avanço permitirá um salto tecnológico para dezenas de segmentos da indústria, acredita Koplin.

A Macéa Cerâmica Técnica é especialista em cerâmica industrial e oferece soluções para vários setores industriais. Entre em contato conosco e saiba mais.


voltar

Compartilhe esse conteúdo