Os tipos diferentes de Selos Mecânicos

Os selos mecânicos estão presentes em várias áreas, sendo que a cerâmica industrial tem papel fundamental quando se trata de aplicações consideradas críticas. Essa tecnologia oferece um produto de alto desempenho na retenção de líquidos e gases. São vários os tipos de selos mecânicos e hoje vamos falar de alguns deles.

O selo mecânico simples é o mais encontrado e tem como uma de suas características, seu preço mais acessível. Esse modelo é normalmente utilizado internamente, em caixas de vedações. Quando a aplicação envolve substâncias com potencial corrosivo, os selos simples ganham um projeto para montagem externa, com o objetivo de diminuir custos de metalurgia.

Quando as taxas de emissões do selo mecânico simples não são adequadas, os selos duplos são utilizados, geralmente naquelas aplicações que trabalham com líquidos tóxicos ou abrasivos, onde a estrutura do selo simples precisaria de metalurgia de alto custo para resistir as intempéries. Os selos mecânicos duplos podem ser pressurizados ou não pressurizados, tendo, em alguns casos, sistemas de monitoramento com a intenção de garantir a segurança operacional.

Há ainda o chamado selo cartucho, que é pré-montado de fábrica, possuindo componentes em um único conjunto sobre a luva. Ele é produzida de forma a não necessitar de ajustes internamente, o que evita erros de montagem na bomba e proporciona ganho de tempo com manutenções. Estes selos são padronizados nas formas internacionais DIN, ANSI, ISO e API.

A Macea é referência em selos mecânicos. Entre em contato para mais informações.

voltar

Compartilhe esse conteúdo