Materiais utilizados na Cerâmica industrial – zircônia

Os materiais utilizados pela cerâmica industrial são resultado de processos que envolvem tecnologia avançada e utilização de matéria prima sintética inorgânica, com o objetivo de oferecer produtos de alta qualidade para atender necessidades específicas do mercado. O óxido de zircônio é um destes materiais.

As fontes das matérias-primas utilizadas são minerais encontrados, principalmente, na Austrália e África do Sul. Dentre esses materiais estão o baddeleyte, uma forma pura de dióxido de zircônio e zircão. A zircônia (dióxido de zircônio) é feita por meio de processo químico e eletrofusão de elementos naturais a partir do Baddeleyte e Silicato de Zircônia.

Sozinho, o óxido de zircônio não pode ser usado na cerâmica industrial, mas com a adição do oxido de ytrio para estabilização passa a ter excelentes características. A zircônia ytria é ideal para a produção de produtos cortantes, isolantes elétricos, bactericidas, dentre outros.

A odontologia se utiliza amplamente desse material em diversos ítens; facas e tesouras também são fabricadas em zircônia com excelentes resultados, além dos guia fios utilizados pela indústria têxtil.

Tendo o óxido de magnésio como estabilizante, a zircônia magnésia se torna resistente ao desgaste e ao choque térmico, podendo ser utilizada, além das aplicações já citadas, na indústria de cabos e com pinos e outros produtos auxiliares, na indústria de solda.

A Macéa é especializada em cerâmica industrial. Entre em contato conosco e conheça mais sobre os materiais utilizados no desenvolvimento de nossos produtos.

voltar

Compartilhe esse conteúdo