Manutenção dos selos mecânicos

Os selos mecânicos são usados no processo de vedação com alta eficiência, sendo projetados para atender necessidades específicas de áreas que necessitam de alta tecnologia de vedação. No entanto, para evitar problemas em seu funcionamento, alguns cuidados básicos na manutenção destes componentes devem ser observados, contribuindo com o aumento de sua vida útil.

Para a manutenção dos selos mecânicos é recomendado o uso de glicerina líquida ou álcool na hora da limpeza. O processo de montagem deve ser feito apenas com a força das mãos, tendo o cuidado de verificar se o giro do eixo está sendo realizado livremente. Vale lembrar também que o início do funcionamento do equipamento só deve ser feito quando o fluído lubrificante já estiver inserido.

Há ainda duas dicas simples, mas que são importantes na aplicação dos selos mecânicos: evitar cavitação ou vibração dos equipamentos e sempre verificar o manual da bomba, seguindo as instruções do fabricante para o processo de montagem dos selos mecânicos, de acordo com o modelo a ser utilizado.

A Macéa Cerâmica Técnica trabalha com uma extensa linha de Selos Mecânicos e oferece ainda a linha completa de acessórios como: Anéis tipo O (o’rings), Anéis Encapsulados, Molas, etc. Para mais informações sobre selos mecânicos e outros produtos de cerâmica industrial, entre em contato conosco. 

voltar

Compartilhe esse conteúdo