Função dos selos mecânicos

Os selos mecânicos são utilizados nas mais diversas aplicações, em praticamente todos os segmentos industriais, atendendo a necessidade de selagem nas mais variadas situações. Os selos mecânicos são aplicados em equipamentos rotativos, tendo as bombas centrífugas, misturadores, compressores e ventiladores industriais como exemplos de maquinários que utilizam este tipo de componente.

Apesar de variadas aplicações os selos mecânicos têm sua aplicação, em 90% dos casos, em bombas centrífugas. O propósito é impedir que haja vazamentos dos fluídos, assim como em outros casos da aplicação deste produto. Como o fluído bombeado possui a tendência de escapar da bomba para o exterior, o uso dos selos mecânicos é imprescindível para conter o escape do líquido.

Há nos selos mecânicos uma superioridade em relação aos seus concorrentes convencionais, pois eles podem ser usados em casos onde os retentores comuns não possuem eficiência, como na presença de sólidos em suspensão, alta pressão, velocidade e temperaturas extremas.

A Macéa Cerâmica trabalha com os materiais cerâmicos que mais se destacam na fabricação das faces de contato rotativas e estacionárias das vedações. Entre em contato conosco para mais informações.

voltar

Compartilhe esse conteúdo