Ferramentas de Corte em Cerâmica Avançada

Desde a década de 50 a cerâmica é considerada uma ferramenta de usinagem, com a utilização das primeiras ferramentas. Porém, à partir da década de 80 um volume considerável dessas ferramentas passou a fazer parte da rotina dos processos de usinagem, com os avanços nas pesquisas e desenvolvimento de novas ligas e tecnologias.

Uma das grandes vantagens na utilização de ferramentas em cerâmica está na possibilidade de utilização de maiores velocidades nas operações de usinagem.

As ferramentas de corte desenvolvidas em cerâmica consistem em grãos de alta densidade, de matérias primas específicas, reúnem em si algumas características, como alta temperatura de fusão.

Uma questão muito importante para a usinagem em altas temperaturas diz respeito à estabilidade química dos materiais. Uma das características necessárias ao material utilizado é uma alta condutividade térmica. Essa característica contribui para a distribuição do calor gerado, entre a parte de contato da ferramenta de corte e o restante do corpo do material, distribuindo o calor e evitando a concentração de calor em uma pequena parte da ferramenta.

A baixa tenacidade é um dos fatores que podem impedir o sucesso de uma operação de corte com ferramentas em cerâmica, com o surgimento de trincas e quebras das ferramentas.

A Macea trabalha no desenvolvimento de materiais cerâmicos sob demanda, para aplicações da indústria nos mais diversos segmentos, além de uma completa linha de produtos em linha. Entre em contato conosco e descubra o fascinante mundo da cerâmica avançada.

voltar

Compartilhe esse conteúdo