Desafios para o aumento na utilização das cerâmicas avançadas

Nas últimas décadas a cerâmica avançada foi alvo de um aumento considerável em sua aplicação na indústria de modo geral. Esse crescimento ocorreu muito em função dos avanços tecnológicos que possibilitaram novas ferramentas e métodos para a manufatura, a transformação da cerâmica em materiais acabados, com todas as características desejáveis da cerâmica.

No entanto, uma das grandes dificuldades na difusão dessa tecnologia ainda está relacionada à capacidade de se reproduzir esses materiais em grande escala mantendo custos competitivos aos materiais tradicionais. Um exemplo disso é a maior dificuldade em se obter o acabamento desejado, obtido normalmente por processos de retificação, levando em conta a superfície extremamente dura das cerâmicas avançadas.

A otimização desses processos é o grande desafio da indústria. Processos mais rápidos e automatizados tendem a reduzir os custos, além de garantir conformidade em grandes volumes em um menor tempo de produção, sem o comprometimento da qualidade final do produto. Esses avanços tendem a contribuis para a penetração da cerâmica avançada em novos mercados, como a indústria automobilística, por exemplo.

Grande parte dessas iniciativas ocorre por parte da iniciativa privada, como no caso da Macea, uma indústria pioneira no mercado nacional, criando soluções e atendendo indústrias de vários segmentos com o que existe de melhor em cerâmicas avançadas.

voltar

Compartilhe esse conteúdo