Como funciona o selo mecânico

Algumas das aplicações demandadas pela indústria envolvem a necessidade de equipamentos de precisão, com componentes que respondam à altura essas necessidades. Os selos mecânicos são usados em situações críticas, onde se faz necessário um produto eficiente na contenção de vazamentos de gases e líquidos em geral.

O selo mecânico pode ser definido como um conjunto rotativo solidário ao movimento de seu eixo. Possui também um conjunto estacionário. Como as faces estacionária e rotativa ficam perpendiculares ao eixo, uma delas é empurrada em direção a outra por meio de uma ou várias molas. O resultado desta ação é a vedação dinâmica, que bloqueia a passagem do líquido para o eixo. A vedação estática é realizada por anéis “O”, cunhas e foles de borracha, que não deixam os fluídos passarem pelos interstícios do selo mecânico.

O trabalho do selo mecânico é de vedação, com boa parte dele permanecendo em contato direto com o fluido, eliminando o atrito excessivo das duas faces, mesmo com uma parada e a outra girando. Dessa forma ocorre a formação de um filme líquido, que lubrifica as faces, diminui o atrito e obstruindo a passagem dos fluidos.

O movimento da parte rotativa em relação a estacionária faz com que o filme líquido evapore devido ao aquecimento. Outro filme líquido se forma em seguida, passando pelo mesmo ciclo e mantendo a lubrificação e vedação.

Selos mecânicos atendem a necessidades de diversas áreas. A Macea oferece o que existe de mais moderno na produção de selos mecânicos, além de centenas de itens em cerâmica industrial. Entre em contato conosco e conheça mais.

voltar

Compartilhe esse conteúdo