Cerâmicas Estruturais Biocompatíveis

O avanço no desenvolvimento das tecnologias que atuam junto à cerâmica tem sido um fator decisivo no aumento das aplicações das chamadas cerâmicas avançadas. Apesar desse fato ser benéfico para as empresas que atuam nesse segmento, o mercado em geral, e até mesmo a população é quem acaba ganhando muito com esses avanços.

Aos poucos a cerâmica avançada vai ganhando espaço em nosso dia a dia, seja em aplicações que nos geram benefícios indiretos ou mesmo em situações diretas, como as aplicações médicas e odontológicas. A cerâmica avançada já se consolidou há um bom tempo como solução estética para tratamentos odontológicos. O próximo passo, que já é uma realidade, é a utilização da cerâmica em aplicações médicas, como implantes de ossos e articulações.

As cerâmicas avançadas estruturais têm ganhado espaço em aplicações estruturais complexas. A alumina tem sido muito utilizada em função da reunião de algumas propriedades, como excelente resistência ao desgaste, boa biocompatibilidade, resistência à corrosão, e alta resistência mecânica à compressão. A utilização de alumina em próteses para o quadril é uma prática de grande sucesso pelo perfeito encaixe e travamento das peças cerâmicas nos encaixes metálicos.

Alguns testes com a utilização da zircônia como matéria prima estão sendo realizados, no entanto alguns fatores limitam sua utilização, como uma contaminação natural do material com impurezas radioativas.

A Macea contribui ativamente com o desenvolvimento da indústria da cerâmica técnica no Brasil. Entre em contato conosco e conheça nossas soluções.

voltar

Compartilhe esse conteúdo