Cerâmicas estruturais

A cerâmica, em sua origem, era um termo relacionado diretamente à terracota, nesse caso, qualquer fragmento mineral utilizado para a modelagem de materiais e ferramentas. Com o passar do tempo o desenvolvimento de materiais específicos, através de variados procedimentos, como a sinterização, abriu amplas possibilidades para a utilização de outros materiais cerâmicos, com características que abrem novas aplicações.

Dentro do estudo da cerâmica avançada, podemos encontrar algumas sub-divisões, em função da característica do material e dos processos aos quais ele é submetido. Dentre essas divisões encontramos as chamadas cerâmicas estruturais. O uso dessas cerâmicas varia de acordo com as suas características.

Dentre as principais aplicações estão as cerâmicas com alta performance mecânica, utilizadas como material abrasivo, ferramentas de corte, possuindo boa resistência ao desgaste e a fricção.

As chamadas cerâmicas termoestruturais são utilizadas na produção de materiais refratários, fornos de alta temperatura, onde os parafusos de metal não são capazes de se manter estáveis, indústria de cimento e incineração.

As aplicações que demandam a combinação de altas resistências mecânicas e altas temperaturas estão entre as mais recentes, mas estão em amplo crescimento, demandando a aceleração de pesquisas e desenvolvimentos de novas tecnologias.

Fale com a Macea e conheça toda nossa linha de produtos e soluções.

voltar

Compartilhe esse conteúdo