Cerâmica Industrial e a potência de motores

A cerâmica industrial é aplicada nos mais diferentes segmentos da indústria, com as mais diversas finalidades. Sua aplicação quase sempre se dá com o objetivo de se utilizar de alguma das características dos materiais cerâmicos, com suas vantagens quando comparados com metais e outras matérias primas tradicionais.

Os motores a combustão são alvo de contínuas pesquisas e avanços, na busca pela melhora de eficiência energética e/ou aumento de potência. Um dos pontos que interferem diretamente nesses parâmetros é a temperatura. A dissipação de calor é um dos desafios no desenvolvimento de motores, que perdem frações preciosas de energia na forma de calor emitido.

Há algum tempo os banhos de cerâmica tem sido utilizados como uma saída para a redução dessas perdas. A utilização de cerâmica industrial na forma de banhos oferece uma considerável redução de atrito e geração de calor, além da consequente redução no desgaste dos componentes.

As aplicações dos banhos de cerâmica são normalmente empregadas nos coletores de admissão e descarga, oferecendo duas vantagens principais: proteção contra corrosão e perda de calor, o que se traduz em aumento de potência. No interior de um sistema de escape, o banho de cerâmica técnica proporciona aumento na velocidade de saída dos gases e menor turbulência, graças a redução do atrito.

A Macea desenvolve soluções em cerâmica de forma customizada, além de uma infinidade de itens em seu portfólio. Entre em contato conosco e saiba mais.

voltar

Compartilhe esse conteúdo