Cerâmica industrial para aplicações térmicas - Alumina

A capacidade de suportar altas temperaturas é uma das principais características da cerâmica industrial, tendo uma grande variedade de materiais utilizados em aplicações térmicas.

Dentre as matérias-primas utilizadas pela cerâmica industrial para aplicações térmicas, o óxido de alumínio (Alumina), por exemplo, permite diversas aplicações, graças a melhor combinação de propriedades elétricas e mecânicas. 

A Alumina pode ser produzida dentro de uma grande variedade de purezas e com aditivos que melhoram ainda mais suas características. Com técnicas conhecidas como brasagem ou metalização, este material pode ser unido a metais ou até mesmo a outros materiais de cerâmica industrial. No processamento da Alumina vários métodos podem ser aplicados, prensagem isostática, Injeção (CIM), extrusão, usinagem e retifica. 

Com relação à aplicação, o detector de incêndio em aplicações aeroespaciais pode ser citado como um importante exemplo de sua utilização. Corpo para ignitores, blindagem e revestimentos antiabrasivos também estão na extensa lista de aplicações da Alumina. Entre as muitas propriedades mecânicas deste material vale destacar a alta dureza, excelente isolação elétrica e também a alta resistência química.

A Alumina está entre os diversos materiais usados pela Macéa Cerâmica Técnica, que trabalha com cerâmica industrial sempre em busca de oferecer o melhor para seus clientes. 


voltar

Compartilhe esse conteúdo