Cerâmica industrial inova com novo material com alta dureza inspirada na madrepérola

Uma equipe de cientistas da França, que trabalha em busca de melhorias na área de cerâmica industrial, aperfeiçoou o método usado por americanos para fabricar o material cerâmico mais duro do mundo, imitando a madrepérola.

Os franceses, comandados por Florian Bouville, do CNRS (Centre National de la Recherche Scientifique) conseguiram aumentar a resistência e dureza da cerâmica industrial, tendo a inclusão de uma etapa de congelamento na fabricação como uma das inovações que ajudaram a deixar o material quase 10 vezes mais resistente que a alumina convencional.

Com isso, a madrepérola feita artificialmente de cerâmica industrial, consegue manter suas propriedades em condições de até 600ºC, o que permite sua aplicação na indústria em geradores de energia e motores de automóveis, além de blindagem.

A Macéa Cerâmica Técnica fornece soluções em cerâmica industrial produzidas em processos altamente tecnológicos, atendendo à crescente demanda de diversos setores industriais. Entre em contato conosco e saiba mais.

voltar

Compartilhe esse conteúdo