Cerâmica avançada

Em uma análise superficial a cerâmica avançada pode parecer um item de aplicações extremas, pensamento esse corroborado até mesmo pela sua definição. Mas suas características que a denominam como avançada tem uma relação muito maior com seu nível de desenvolvimento em comparação com matérias tradicionais do que propriamente de suas aplicações.

A cerâmica avançada está presente em nosso dia a dia de uma forma às vezes imperceptível, mas de extrema importância, sendo responsável por muitas de suas atividades diárias, desde o funcionamento correto de todos os componentes de seu veículo até o sorriso de muitos, com suas aplicações insubstituíveis no campo da odontologia.

Desde próteses dentárias até revestimento de foguetes a cerâmica avançada se mostra insubstituível em aplicações que demandam parâmetros extremos de resistência. Chega a ser curioso que uma das primeiras tecnologias desenvolvidas pelo homem, ainda nos primórdios da civilização possa passar por revoluções tão grandes e estar na vanguarda da tecnologia.

A cerâmica avançada ainda encontra alguns desafios a serem vencidos para uma maior escala de utilização em campos onde suas características são de vital importância. O desenvolvimento de motores de combustão utilizando a cerâmica avançada é o sonho de consumo de muitos fabricantes. Nesse caso, a dureza do material, uma de suas principais vantagens, se mostra um empecilho para a usinagem das peças após fabricadas, para se conseguir as medidas necessárias.

O mercado de cerâmica avançada tem crescido substancialmente em todo o mundo e o Brasil, principalmente através da iniciativa privada, tem sido muito beneficiado com esses avanços.

A Macea atua na fabricação de componentes e no desenvolvimento de soluções em cerâmica avançada para clientes de variados segmentos. Entre em contato conosco e saiba mais.

voltar

Compartilhe esse conteúdo