Blindagens em cerâmica avançada

A cerâmica avançada tem ganhado espaço por suas características físicas, dentre elas, sua resistência. As blindagens de veículos militares são avaliadas com base em áreas de vulnerabilidade, onde sua capacidade de resistência pode ser afetada por uma ameaça externa.

Nesses casos, blindagens adicionais são normalmente compostas por peças cerâmicas sobrepostas entre si, sobre aramida ou polietileno, compondo uma eficiente couraça cerâmica. A utilização desses escudos cerâmicos aumenta consideravelmente a eficiência de todo o conjunto protetor.

Os componentes adicionais de blindagem têm o objetivo de aumentar a blindagem de um veículo com a montagem e desmontagem rápidas de peças adicionais, podendo assim eliminar esse peso extra quando de sua não utilização.

Dentre todos os materiais utilizados no desenvolvimento de componentes em cerâmica avançada, a Alumina tem destaque nas aplicações balísticas. Algumas características fazem da alumina um dos materiais cerâmicos preferidos para aplicações balísticas: seu elevado nível de dureza, a grande disponibilidade desse material além da relativa facilidade de processamento desse material.

Essas características fazem da alumina um material com preço muito vantajoso, quando comparados com outros materiais que também possuem potencial para utilização em blindagens balísticas. Outro fator que contribui para a utilização da alumina é sua massa. Sendo mais elevada, essa característica contribui em aplicações onde o peso final não seja um limitador no desenvolvimento da blindagem.

voltar

Compartilhe esse conteúdo