Biocompatibilidade na cerâmica industrial

A cerâmica industrial é amplamente utilizada em dispositivos e equipamentos médicos, auxiliando assim as pessoas que necessitam de aplicações dentárias e de artroplastias, quando uma articulação, comprometida por alguma doença, necessita de substituição por  próteses.

Para este setor, a cerâmica industrial apresenta excelentes soluções, baseadas em uma característica inerente à natureza da cerâmica: seu desgaste mínimo ao longo de sua utilização, além de excelente biocompatibilidade. Por se tratar de um produto bioinerte a cerâmica possui alta compatibilidade com tecidos superiores além de não gerar reações alérgicas.

Além da sua elevada resistência ao desgaste e biocompatibilidae, as próteses de cerâmica industrial não produzem reações químicas no corpo humano, em função de sua forte ligação química e alto grau de pureza. 

Em uma aplicação médica em que, tanto a chamada “bola de cabeça” como a inserção de copo são feitos em cerâmica, a taxa de desgaste e, consequentemente, o risco de soltura do implante precoce, é a mais baixa de todas as combinações de materiais disponíveis. Estudos pontam desgastes inferiores a 0,005 mm por ano, 100 vezes menor, quando comparados com a utilização de metal e polietileno, por exemplo.

Sempre em busca de inovações, a cerâmica industrial possui materiais de alta tecnologia para setores diversos da indústria, auxiliando também em tratamento complexos de saúde. 

Entre em contato conosco e saiba mais sobre a Macea Cerâmica Industrial.

voltar

Compartilhe esse conteúdo