Aplicações Térmicas de Cerâmica

Uma das características que tem aberto grandes campos de aplicação para a cerâmica técnica diz respeito a sua capacidade em trabalhos com temperaturas extremas. Isso se deve a fatores como a tecnologia aplicada ao desenvolvimento dos componentes, mas principalmente às características das matérias primas utilizadas.

Uma grande variedade de materiais cerâmicos pode ser utilizada utilizada para aplicações térmicas. Dentre elas podemos destacar o óxido de alumínio (Al2O3). Esse material é o que oferece a melhor combinação de propriedades mecânicas e elétricas, ampliando sua capacidade de atuação. 

A alumina pode ser produzida em diferentes níveis de pureza, através da adição de aditivos alteram suas propriedades. Diferentes técnicas podem ser aplicadas no processamento da Alumina, dentre elas a usinagem e a sinterização. Também podemos obter bons resultados para aplicações específicas através da união da alumina a metais ou outros materiais cerâmicos, por meio de técnicas de brasagem ou de metalização.

Um exemplo de aplicação da Alumina está em detectores de incêndio para aplicações aeroespaciais. Esse detector é desenvolvido com base em uma ampla gama de componentes em ligas resistentes à corrosão em combinação com alumina de alto grau de pureza. 

Dentre as características típicas da alumina podemos citar sua resistência mecânica e rigidez, resistência ao desgaste e dureza, boa resistência à corrosão e estabilidade térmica. Desta forma a Alumina é uma excelente matéria prima para a construção de termopares e anéis de selagem, além de isolantes elétricos.

Para mais informações entre em contato conosco.

voltar

Compartilhe esse conteúdo