Aplicações da cerâmica industrial: piezocerâmica

A eletrônica, quando analisada de perto nos surpreende com a infinidade de materiais empregados em seu desenvolvimento. Seja através do silício, protagonista da revolução tecnológica, ou em outras centenas de exemplos como esse. A cerâmica industrial tem forte contribuição no desenvolvimento da indústria de tecnologia, com diversas aplicações, dentre elas, os componentes piezocerâmicos.

Os omponentes piezocerâmicos são transdutores eletromecânicos que tem a capacidade de converter a energia mecânica em energia elétrica e vice – versa, sendo usada em sensores, atuadores, ignitores de gás e em transdutores de energia para aplicações de ultrassom de alta potência.

Esses componentes em cerâmica industrial são capazes de converter parâmetros mecânicos, tais como pressão e aceleração, em parâmetros eléctricos, e o inverso. Em sensores, os piezocerâmicos convertem forças, pressões e acelerações em sinais elétricos e, no caso de transdutores de ultrassom, convertem voltagens elétricas em vibrações. Componentes piezocerâmicos também são utilizados como transmissores e receptores de ultrassons em muitas áreas de aplicação de processamento de sinal e de informação.

A piezocerâmica em sensores de engenharia automotiva, por exemplo, assegura uma gestão inteligente do motor. Uma aplicação piezo-cerâmica que tem sido usado por muitos anos é a ignição de gás. Dispositivos de ignição de gás são produtos de massa utilizados em aquecedores a gás e isqueiros.

A Macéa Cerâmica Técnica desenvolve e comercializa produtos a base de cristais piezocerâmicos ou piezoelétricos que atendem a necessidades diversas, além de uma infinidade de outros produtos em cerâmica industrial. Entre em contato para mais informações. 

voltar

Compartilhe esse conteúdo