Algumas aplicações da cerâmica industrial na indústria automobilística

Como já apresentado no artigo anterior, apesar do crescimento da cerâmica industrial na indústria automobilística, ainda existe um vasto campo para aplicação desses materiais em substituição a itens utilizados atualmente, com vantagens técnicas, financeiras e ao meio ambiente.

Apesar do relativo atraso, alguns dos itens que revolucionaram a indústria automobilística tiveram a participação da cerâmica industrial de forma decisiva. Algumas das características da cerâmica se apresentam de forma única e insubstituível, necessitando apenas de estudos para viabilização em escala industrial de cada item.

Uma aplicação da cerâmica industrial que ocorreu de forma maciça na indústria automobilística pode ser observada nos catalisadores dos automóveis. Atualmente existe um intenso trabalho na busca por compostos que aumentem a retenção de resíduos tóxicos presentes nos gases expelidos pelos escapamentos.

Outra área a ser fortemente beneficiada pela indústria automobilística é o conjunto de força. Motores com peças internas confeccionadas em cerâmica industrial demandariam um consumo extremamente menor de lubrificação, reduzindo custos e, principalmente, contribuindo com conceitos sustentáveis de produção.

Na próxima semana detalharemos um pouco mais sobre algumas vantagens na aplicação de cerâmica industrial nos motores à combustão. Quer saber mais sobre cerâmica Industrial? Entre em contato conosco.

voltar

Compartilhe esse conteúdo