Algumas variedade de selos mecânicos

Os selos mecânicos desempenham um papel fundamental na indústria, de um modo geral. Sua aplicação essencial está ligada à retenção de líquidos e gases em maquinários. Os selos mecânicos possuem variadas configurações em função de sua aplicação, sendo do tipo simples, duplo pressurizado e não pressurizado ou do tipo cartucho.

O Selo mecânico mais utilizado é o do tipo simples. Suas aplicações são também as mais simples, além de possuir um custo mais reduzido. Esse tipo de selo mecânico é normalmente utilizado internamente, em caixas de vedação, sendo, no entanto, possível sua utilização através de montagem externa, através de projetos exclusivos para essa finalidade, com objetivo de evitar a corrosão provocada por algumas substâncias.

Os selos do tipo simples não são indicados para aplicações que envolvam líquidos abrasivos ou tóxicos. Nesses casos a aplicação do selo mecânico duplo é a mais indicada, reduzindo o custo com adaptações. No caso dos selos duplos, são disponibilizados em duas opções: pressurizados ou não pressurizados.

Existem ainda os selos mecânicos do tipo cartucho. Esses selos possuem componentes em um único conjunto sobre a luva, vindo pré-montados da fábrica. O objetivo desse tipo de selo mecânico é evitar a necessidade de ajustes, minimizando erros durante a montagem do produto na bomba, gerando economia com manutenção.

A Macea atua no fornecimento de selos mecânicos para clientes em todo o Brasil, além de uma completa linha de componentes em cerâmica avançada, com produtos de linha e projetos customizados. Entre em contato conosco e saiba mais.

voltar

Compartilhe esse conteúdo